Juazeiro do Norte

A terra do Padre Cícero fica na região do Cariri, no sul do Ceará.

A colonização dessa área começou em 1827, quando o padre Pedro Ribeiro de Carvalho construiu a Capela de Nossa Senhora das Dores, em Tabuleiro Grande, na margem direita do rio Batateira, em frente a um grande juazeiro, uma árvore típica da caatinga.

Em 11 de abril de 1872 chegou o padre Cícero Romão Batista (1844-1934), no pequeno arraial. Conta-se que, em 1889, quando Padre Cícero ministrava a comunhão, a hóstia colocada na boca da beata Maria de Araújo, transformou-se em sangue.

A notícia do milagre atraiu fiéis de muitos lugares, buscando a benção e conselhos do Padre Cícero. O arraial cresceu rápido. Em 1911, o Padre Cícero tornou-se o primeiro prefeito do município de Juazeiro do Norte.

O milagre nunca foi reconhecido pela Igreja Católica. O Padre Cícero foi excomungado, mas foi perdoado depois. Em 1921, suas ordens foram suspensas, não podendo atuar como padre até sua morte, em 1934.

Hoje, Juazeiro do Norte recebe cerca de 2,5 milhões de peregrinos por ano. O município possui 261 habitantes (2013), conta com um polo universitário com 56 cursos de graduação e 62 de especialização. Fica a 495 km de Fortaleza.

Mais: Igrejas do Ceará e Prefeitura de Juazeiro do Norte

 

 

Padre Cícero

 

Basílica de Nossa Senhora das Dores, construída pelo Padre Cícero, em 1875, onde ocorreu o milagre da hóstia.

 

Santuário de S. Francisco das Chagas, Juazeiro do Norte.

 

Ceará

 

Monumento ao Padre Cícero, com 27 metros de altura, na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte. Esculpida pelo artista Armando Lacerda, em 1969.

Cícero Romão Batista nasceu em 24 de março de 1844 na antiga Vila Real do Crato, Ceará. Filho de agricultores. Entrou para o Seminário da Prainha, em Fortaleza, e foi ordenado em 1870.

Em 1921, deixou de ser padre pela Igreja Católica, para tornar-se um santo, um messias, no conceito do povo. Morreu em 20 de julho de 1934, aos 90 anos.

 

Igreja Ceara

 

Santuario São Francisco

 

Ceara viagem

 

Mapa Cariri

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo Religioso no Estado do Ceará.

 

 

 

Divulgação

 

Juazeiro do Norte

 

 

 

Divulgação

 

Divulgação